Home >> Apresentação

Em 1960, a dinâmica comercial caminhava rumo à profissionalização e a categoria precisava de uma representação estável, que defendesse seus interesses ante a sociedade e as instâncias governamentais.

Assim surgia, há 54 anos, o Clube de Diretores Lojistas do Recife, que hoje celebra a data como uma das mais referenciadas instituições de comércio do país, prestando serviços de excelência, como o SPC, sendo lembrada pelas ações de valorização da cidade, como a revitalização do centro, e preocupando-se com a contrapartida social, na atuação da Fundação CDL Recife.

A CDL Recife foi uma das primeiras entidades do país a se estruturar dentro do movimento cedelista e sempre apresentou uma postura de vanguarda, não só buscando se manter atualizada quanto às demandas locais, mas também se preocupando com o que acontecia nas demais localidades do Brasil.

Nos últimos 54 anos, a forma de atuar do varejo passou por grandes transformações. O Clube passou a se chamar Câmara de Dirigentes Lojistas, as novas tecnologias trouxeram avanços importantes tanto para o consumidor quanto para o empresário. A entidade acompanhou essa evolução e teve a oportunidade de contribuir com conceitos inéditos, em um processo extremamente moderno.

O serviço de informações evoluiu de simples fichários para uma grande rede nacional integrada, constituindo o maior banco de dados da América latina. O SPC, que chegou ao Recife junto com a CDL Recife, é a mais segura fonte de informações cadastrais de pessoas física e jurídica do país.

A tecnologia e a inovação passaram a ser parceiras da CDL Recife e dos seus associados, que têm acesso aos melhores serviços criados especialmente para o público comercial.

A cidade, assim como o comércio, também foi muito beneficiada nos últimos 50 anos.

Em parceria com o poder público, órgãos de classe e a iniciativa privada, a CDL Recife realizou obras estruturais nos principais bairros do Recife, incentivou a instalação dos shoppings, apoiou a estruturação do comércio informal, com a criação do camelódromo, e nos últimos anos promoveu as ações do Projeto Reviver Recife Centro, revitalizando as tradicionais ruas comerciais e praças da região central da cidade.

O compromisso com o social teve início um ano após a criação da entidade. Já era a responsabilidade social empresarial, termo inédito para a época, pulsando nas veias do comércio.

A Fundação CDL Recife desenvolve hoje projetos reconhecidos nacionalmente, que atendem mais 750 crianças e jovens, promovendo a educação, gerando oportunidades e formando o cidadão do futuro.

Os próximos 50 anos desta CDL têm que seguir a mesma linha, participando ativamente do dia-a-dia dos seus mais de três mil associados, promovendo a qualificação constante da sua equipe de colaboradores e realizando ações em benefício da sociedade recifense como um todo.

A instituição oferece ainda uma série de serviços aos seus associados, como:

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC))

• Alerta 24h
• Consulta Fácil
• Central de Cobrança
• Assessoria Jurídica
• Centro de Apoio ao Lojista (CAL)

Assista ao Video Institucional