Home >> Fundação CDL Recife

Fundação CDL

A Fundação CDL Recife nasceu em 1961, um ano após a criação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife). A instituição, incialmente chamada de Fundação de Amparo ao Menor (FAM), funcionava em dois pavilhões e atendia de 60 e 120 crianças, a maioria enviada pelo Juizado de Menores ou através de indicações dos associados da CDL Recife.

O trabalho funcionava em regime de internato e se limitava ao ensino fundamental. Para os lojistas, esse braço social tinha o caráter puramente assistencialista, ou seja, a Fundação não era divulgada, não possuía parceiros e era muito dependente da CDL Recife em termos financeiros.

A partir de 1987, a Fundação ampliou sua estrutura, implantou cursos profissionalizantes de sorveteria, vassouraria, cerâmica e horta comunitária. Além disso, adotou gradativamente o regime de semi-internato, tornando possível o atendimento a 250 estudantes, provenientes das comunidades próximas ao Curado, bairro onde a instituição está instalada, como Engenho do Meio, Totó, Cavaleiro, Jardim São Paulo e Várzea.

Em 1999, após uma consultoria da Ação Empresarial pela Cidadania de Pernambuco - Organização Não-Governamental especializada em conscientizar, mobilizar e apoiar o empresariado pernambucano para investir em práticas de responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável na região - a FAM sofreu várias modificações, inclusive no nome, que passou a ser Fundação CDL Recife, e vem melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos às comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Missão - Contribuir para a equidade social por intermédio do apoio à melhoria da educação pública; da formação profissional para a população em situação de risco social; e da assessoria em responsabilidade social e sustentabilidade para o varejo, prioritariamente na Região Metropolitana do Recife.

Programas da Fundação

Apoio Social - Tem como missão desenvolver ações que favoreçam o fortalecimento dos vínculos afetivos, sociais e educacionais das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em situação de vulnerabilidade. Quando atendidos pela Fundação CDL Recife, lhes é possibilitado o exercício da cidadania para uma melhor qualidade de vida.

Relações Institucionais - Parcerias com empresas privadas, instituições governamentais (esferas federal, estadual e municipal) e do terceiro setor convergem para a otimização de conhecimentos e recursos, ampliando as possibilidades de atuação e capacidade de intervenção das organizações da sociedade civil.

Em parceria com a Prefeitura do Recife, desde o ano de 1996, a Fundação CDL Recife atende 700 crianças, com idade entre 4 anos e meio e 14 anos, dando acesso à educação infantil e ao ensino fundamental. A Prefeitura ampliou a parceria com a Fundação, adicionando às suas atividades a parte complementar do ensino, passando a trabalhar o aluno no turno em que ele não está na escola com aulas de computação, inglês, espanhol e artes.

Para saber mais sobre a Fundação CDL Recife você pode visitar o site clicando aqui ou envie um e-mail.