banner ecomerce
Home >> Notícias >> Operação Cerne intensifica segurança no Centro do Recife

Ação integrada das operativas da SDS, em parceria com a sociedade civil organizada, levará mais policiamento à área.
As operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) dão início, nesta quarta-feira (1º/11), à Operação Cerne. A ação integrada intensificará o policiamento no Centro do Recife e garantirá mais segurança para quem circula pela região. Durante o esforço concentrado, as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar, reforçarão o combate a roubos e furtos, especialmente nesta época de fim de ano – quando a população flutuante atraída pelo comércio local ultrapassa 1 milhão de pessoas, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife).
“Essa operação inicia-se hoje e não tem prazo para se encerrar. Como identificamos o trabalho positivo que vem sendo feito na segurança da Avenida Agamenon Magalhães, estamos dando continuidade, agora no Centro. Nosso objetivo é aumentar a sensação de segurança dos usuários e comerciantes que por ali transitam, inclusive com reforço dos novos policiais que chegaram para o batalhão da área (16º BPM)”, ressaltou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.
A ação abrange os bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Soledade, que terão reforço no policiamento ostensivo com equipes da PM a pé, em motocicletas, em viaturas de quatro rodas e a cavalo. Também haverá o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS.
No âmbito da polícia judiciária, a Polícia Civil terá um plantão na Rua da Aurora, com equipes de investigação focadas em solucionar inquéritos de crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) no Centro da cidade. A inteligência policial também enfatizará a identificação de receptadores de produtos de furto ou roubo, assim como atuará na repressão à pirataria.
Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) incrementará a fiscalização de cerca de 600 edificações, verificando a habitabilidade, o risco de incêndio e de acidentes para quem circula pelas áreas. Serão avaliadas fachadas e marquises, bem como outros elementos que possam desprender-se e provocar acidentes, como adornos e caixas de ar-condicionado. O trabalho preventivo será realizado em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e com o Controle Urbano da Prefeitura do Recife.
Parceria - A CDL Recife e a Associação Comercial de Pernambuco são parceiros na Operação Cerne. Por meio desse apoio, as câmeras de segurança dos estabelecimentos ajudarão ampliar a vigilância do Centro do Recife, junto com as Câmeras do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) e da Prefeitura do Recife. Os profissionais de segurança privada que atuam no comércio local também serão capacitados para fornecer informações qualificadas ao efetivo das operativas da SDS.
Além disso, a CDL Recife, juntamente com os empresários do Centro estará viabilizando parte do equipamento que será utilizado pelos Policiais que farão a segurança do local. “É muito importante que a sociedade civil esteja inserida nas ações de segurança da nossa cidade. O reforço de policiamento para o Centro Recife foi um pleito nosso e iremos apoiar da melhor forma, para que ações sejam executadas com eficiência. Queremos que as pessoas que frequentam o local, seja pra trabalhar, seja para consumir, seja para visitar, se sintam seguras e tranquilas”, explica Eduardo Catão, presidente da CDL Recife.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
Parceiros da CDL Recife
Jornal CDL Recife Jornal CDL Ed. 157

Ano: 16

Edição: 158ª

Leia + Edições anteriores
@cdlrecife
@cdlrecife
Calendário do Comércio do Recife