Crescimento foi puxado por móveis, eletrodomésticos e materiais de construção
O índice ampliado do varejo em março apontou crescimento de 1,2%, segundo Indicador de Geração de Atividade do Santander (IGet), desenvolvido em parceria com a Getnet. É o segundo resultado positivo consecutivo. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 3,4%.
No índice restrito, que exclui setores como veículos e materiais de construção, houve queda de 0,3% na comparação mensal. Entre os segmentos com recuo estão combustíveis (-2,2%) e outros bens de consumo pessoal (-2,4%). Já os setores de móveis e eletrodomésticos (3,4%) e artigos farmacêuticos (1,6%) apresentaram crescimento. No índice ampliado, automóveis, partes e peças (2,5%) e materiais de construção (2,6%) também registraram alta.
O IGet Serviços, por sua vez, recuou 2,8% em março frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2024, a retração foi de 5,1%. Segundo o Santander, o resultado foi influenciado pela concentração do feriado de Carnaval em março, o que impactou a base de comparação anual. O indicador encerrou o primeiro trimestre de 2025 com três resultados negativos consecutivos nessa métrica.
No setor de serviços, o segmento de alojamento e alimentação cresceu 2,5% em março, enquanto o de outros serviços teve queda de 2,1%.
Segundo Gabriel Couto, economista do Santander, o cenário para o varejo permanece incerto. “Seguimos avaliando que a política monetária restritiva deve impactar a atividade econômica no futuro, mas o mercado de trabalho aquecido tende a impedir uma desaceleração forte e repentina”, afirma. Ele acrescenta que “novos impulsos como a nova linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado tendem a se configurar em fatores adicionais de sustentação da demanda”.
Fonte: Mercado & Consumo