Brasileiros preferem compras presenciais e 37% podem ouvir influenciadores digitais

12 de dezembro de 2023

Mantém-se o percentual que espera comprar mais (16%) e oscila para 34% os dizem que manterão o padrão anterior (eram 35% no mesmo período do ano passado)

De acordo com a mais recente pesquisa Radar Febrabam, feita pelo Ipespe, de Pernambuco, para as compras de fim de ano, a modalidade presencial tem a preferência de mais da metade dos brasileiros (55%), enquanto um quarto (25%) prefere fazer as compras online e 16% não fazem distinção.

Ainda quanto à definição das compras do fim de ano, os influenciadores digitais são considerados importantes por cerca de quatro em cada dez entrevistados (37%).

Entre os itens mais cobiçados para as compras de Natal, “brinquedos” aparecem isolados num distante primeiro lugar (88% em pergunta de múltiplas respostas). Completam a lista preferencial de compras de fim de ano os eletrônicos e eletrodomésticos, que juntos somam 60%; e os produtos de beleza, que obtêm 30% das menções.

Quase metade dos brasileiros acredita que irá comprar menos que no ano passado nas festas de fim de ano. Apesar do balanço positivo da situação do país e da vida pessoal em 2023, a expectativa para as compras de fim de ano é moderada, seguindo de perto as tendências de 2022:

48% dos entrevistados afirmam que irão comprar menos do que no ano passado (eram 46% em dezembro/2022); mantém-se o percentual que espera comprar mais (16%); e oscila para 34% os dizem que manterão o padrão anterior (eram 35% no mesmo período do ano passado).

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/jamildo/2023/12/15644939-brasileiros-preferem-compras-presenciais-e-37-podem-ouvir-influenciadores-digitais.html