O anúncio da programação do Carnaval 2024, nesta quarta-feira (17), pela Prefeitura do Recife, animou ainda mais o varejo. A folia aquece as vendas do comércio, que preparou estoque e já percebe movimentação de setores como o de confecções, calçados, cosméticos, miudezas, itens para decoração, acessórios e adereços diversos para a confecção de fantasias, além de alimentação e bebidas.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, a expectativa é que a sazonalidade, com o período de férias, incremente os negócios do setor entre 5% e 10% este ano, na comparação com o período homólogo. Conforme o representante do varejo recifense, o Carnaval também incentiva negócios de outros segmentos como o de turismo, serviços de bares e de restaurantes, de mobilidade, artistas e de entretenimento.
“O comércio fornece desde o item pronto ou matéria-prima para quem quer entrar no clima e ir fantasiado a produtos e itens para atender, por exemplo, autônomos que vão produzir alimentos e profissionais que instalarão som, decoração e iluminação em eventos, além de serviços como o de estamparias para roupas e tecidos”, adiantou Fred.
Rota do comércio
Por meio da plataforma virtual Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br), é possível encontrar, no Centro do Recife, lojas e produtos relacionados ao período da folia de Momo. Para localizar, basta digitar o nome da loja, por nome da rua ou digitar categorias, no campo ‘Atividades’. No mapa, aparecerão os pontos de venda, endereço, a rede social, o horário de funcionamento e contatos. Já estão mapeadas pelo menos 1.093 lojas de diversos segmentos, nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista.
Também é possível identificar estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos. A Rota do Comércio também está disponível no aplicativo Conecta Recife. A iniciativa é uma realização da CDL Recife, com apoio do Programa Recentro, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e desenvolvido pela RAJ Tecnologia.