Histórico

Há 62 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife luta pelas causas do comércio varejista da cidade. A instituição é uma das mais antigas associações de classe do país. Ao longo desses anos, a CDL Recife acompanhou as mudanças econômicas e comerciais sofridas com o tempo, sempre buscando defender os interesses dos lojistas.

Criada em 27 de junho de 1960, no Salão Azul do Grande Hotel, localizado no bairro de Santo Antônio, a CDL Recife no início se chamava Clube de Diretores Lojistas do Recife. Na solenidade de inauguração, os primeiros dirigentes da entidade foram apresentados, escolhendo Armindo Fontana para ser o primeiro presidente. Na ocasião, vinte e seis empresas participaram da Assembleia da CDL Recife. A princípio o estatuto do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro foi adotado como base.

O envolvimento social e político da entidade veio logo em seguida. No dia 26 de novembro de 1960, os diretores da CDL Recife reuniram-se com o prefeito da cidade do Recife na época, Miguel Arraes de Alencar. Eles discutiram a problemática dos vendedores ambulantes nas ruas centrais do Recife. Através dessa iniciativa, a instituição consolidou-se como porta-voz do empresariado lojista da cidade.

Ainda durante o mandato de Armindo Fontana, a CDL Recife trouxe para a capital pernambucana a 2º Convenção Nacional do Comércio Lojista e iniciou a implantação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Além disso, a entidade deu os primeiros passos voltados à responsabilidade social, criando a Fundação de Amparo ao Menor (FAM), conhecida atualmente como Fundação CDL Recife. Mais tarde, a ação passou a ser desenvolvida numa área de 20 hectares, cedida pelo Governo Federal, no Curado IV. No início, a instituição atendia entre 60 e 120 crianças, a maioria delas enviada através do Juizado de Menores e de indicações dos associados.

Apesar de ter se firmado logo no início como representante dos interesses do varejo, só em 1963, a CDL Recife passou a ter sede própria, no edifício Pessoa Filho, na Boa Vista. Dois anos depois, a entidade recebeu o título de instituição de utilidade pública municipal, concedido por força da Lei 5.922.

A partir daí a entidade não parou de se desenvolver, promoveu campanhas promocionais para o varejo, trouxe 2 Convenções Nacionais do movimento cedelista para Pernambuco, apoio a criação de outras CDL’s no Estado, constituiu sede própria e modernizou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Sob o comando na presidência de Fernando Guerra, em 1995, a entidade passa a se
chamar de Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife. A gestão dele também foi marcada
pela utilização da tecnologia, buscando sempre atualizar o sistema de informatização da instituição e da integração dos SPCs do interior de Pernambuco, que centralizou no Recife, as informações de todas as CDLs do Estado.

Em mais de meio século de existência, a CDL Recife não se limitou em defender apenas os interesses do comércio e do setor de serviços. A instituição além de participar ativamente das atividades da cidade, promoveu ações e promoções para os recifenses.

A CDL Recife também buscou formar parcerias. Uma delas foi com o Poder Público Municipal. Parceria essa que revitalizou as principais ruas do comércio da cidade, realizou troca de piso, recuperou fachadas e ainda investiu na limpeza e segurança.

Durante esse tempo, a CDL Recife tem se modernizando para se adaptar à velocidade que o varejo cresce no Brasil. Para isso, a entidade investiu em tecnologia dobrando a capacidade tecnológica da sua Central de Processamento de Dados, treinamento dos profissionais para estarem capacitados com as tendências do mercado e a atender os associados com qualidade.

Além de garantir ao associado confiabilidade e segurança, a CDL Recife cresceu com o
tempo e está pronta para oferecer sempre o melhor.

Timeline

1960

Clube de Diretores Lojistas do Recife

Foi criado o Clube de Diretores Lojistas do Recife

1961

Ordenação do comércio informal no centro do Recife

Foi promovida a ordenação do comércio informal no centro do Recife. Ocorre a 2ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e implementação do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC

1963

Festival Lojista

Foi promovido o Festival Lojista, com distribuição de brindes entre os
consumidores e ocorreu a inauguração da primeira sede própria da CDL Recife, no Edifício Pessoa Filho.

1965

Entidade de Utilidade Pública Municipal

A CDL se tornou Entidade de Utilidade Pública Municipal e reformulou seu estatuto adequando-o à realidade do comércio lojista. Foi destaque o trabalho desenvolvido para integrar as entidades do comércio.

1966

Linhas telefônicas exclusivas

O SPC ganhou linhas telefônicas exclusivas para melhorar e ampliar o atendimento ao público. Nesse período, a CDL promoveu campanhas promocionais de vendas nas datas festivas.

1967

8ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

A CDL trouxe para o Recife a 8ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, deu início a implantação do Núcleo de Desenvolvimento Lojista e modernizou os serviços e instalações do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC.

1970

Otimização e modernização dos serviços do SPC

Ocorreu a otimização e modernização dos serviços do SPC, com várias campanhas promocionais, que difundiram amplamente os serviços prestados aos associados.

1981

22ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

A CDL Recife trouxe para a cidade a 22ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e participou de campanhas promocionais de vendas no comércio do Recife. Nesse período começou o estreitamento de relações com outras entidades de classe.

1985

Fortalecimento da FCDL-PE

Apoiou o fortalecimento da FCDL-PE, interiorizando as ações da entidade, com a criação de 22 Clubes de Diretores Lojistas nas principais cidades pernambucanas. Ocorreu uma parceria com o governo municipal para a revitalização das ruas centrais do Recife.

1987

Informatização do SPC

Ocorreu a informatização do SPC, tornando mais ágeis as informações fornecidas aos lojistas, através de modernos equipamentos de computação.

1994

Integração dos SPC’s do interior de Pernambuco

Ocorreu o início do processo de integração dos SPC’s do interior de Pernambuco, que centralizou no Recife as informações de todas as CDLs do Estado.

2000

Reestruturação administrativa e financeira da CDL

Foi promovida uma reestruturação administrativa e financeira da CDL e da Fundação CDL Recife. E foi realizada na Cidade a 40ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.

2001

Lançamento do Liquida Recife

Foi dado início ao processo de centralização nacional das informações cadastrais, sendo a primeira entidade a migrar para o Banco de dados do SPC Brasil. Período marcado por grandes campanhas promocionais, com destaque para o lançamento do Liquida Recife e a campanha Quem Deve Não Teme, que reabilitou mais de 120 mil pessoas, que estavam inadimplentes.

2004

Empreendedor do Futuro

O Projeto Empreendedor do Futuro, da Fundação CDL Recife, criado com o objetivo de preparar o adolescente e o jovem para o mercado de trabalho e incentivá-los a criar seus próprios negócios, ganha o 2º Prêmio FGV – EAESP de Responsabilidade Social no Varejo.

2005

Projeto Reviver Recife Centro

Grande destaque para a implementação do Projeto Reviver Recife Centro, que revitalizou as principais ruas do comércio da cidade, promoveu a troca de pisos, recuperação das fachadas, investiu em limpeza e segurança, e criou o Corredor do Comércio. Também houve o fortalecimento das relações de parceria com o poder público municipal.

2009

Central de Recuperação de Crédito

A CDL Recife implantou um novo serviço na Central de Recuperação de Crédito. Trata-se da Central de Recebimentos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que permite que o cliente devedor registrado no SPC negocie seu débito na própria sede da entidade.

2009

Volta do Liquida Recife

Consagrou a volta do Liquida Recife como uma das maiores campanhas promocionais da região.

2012

Certificação Digital

Ocorreu a implementação do serviço de Certificação Digital, trazendo mais segurança e legitimidade nas transações virtuais.

2013

Programa de Qualificação para o Varejo

Houve a implementação de projetos como o Programa de Qualificação para o Varejo e o CDL Vai Até Você. Ocorreu a 1ª edição do Feirão Limpa Nome, campanha de renegociação de crédito, que garantia a negociação de dívidas. Cadastro Positivo entra em Vigor.

2018

Natal Premiado

Foi criado o Natal Premiado, campanha que objetiva aquecer as vendas e estimular a economia no final do ano, oferecendo sorteios de premiações para consumidores e vendedores.

2020

Planos de enfrentamento do COVID-19

A CDL Recife aderiu aos planos de enfrentamento do COVID-19, apoiando as iniciativas do poder público, de forma a incentivar a cobertura vacinal e conter a pandemia. Promoveu ações de orientação para o comércio a respeito do cumprimento das normas de convivência.

2021

Criação do Recentro

Foi oficializada a criação do Recentro, programa da Prefeitura do Recife que objetiva a revitalização do centro da cidade. Aconteceu a primeira edição do evento Dia das Crianças no Centro, uma iniciativa da CDL Recife e lojistas do Bairro de São José em parceria com a Prefeitura do Recife, promovendo lazer e diversão para as famílias, além de trazer visibilidade para o comércio local.

2022

Doação de 12 bicicletas

CDL Recife e lojistas do bairro São José, doaram 12 bicicletas equipadas que auxiliam no deslocamento dos policiais pelas ruas do Centro. As bicicletas foram entregues ao 16ª Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança do centro expandido.