Como preparar equipes de vendas para períodos de alta demanda?

31 de julho de 2024

Descubra estratégias eficazes para preparar suas equipes de vendas e garanta um atendimento excepcional durante períodos de alta demanda

Quando datas comemorativas se aproximam, o comércio se enche de expectativas. As chances de aumentar as vendas são enormes, mas a concorrência também cresce. Para se destacar, é crucial preparar suas equipes de vendas de forma eficiente e estratégica. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) previu a criação de 500 mil vagas temporárias no segundo trimestre de 2024 (abril, maio e junho), reforçando a importância de se preparar com antecedência.

De acordo com Ana Guimarães, diretora de operações Brasil do ManpowerGroup, a necessidade de planejamento antecipado é fundamental para o sucesso no período. “Empresas que antecipam suas necessidades de contratação e trabalham com consultorias especializadas em mão de obra temporária conseguem garantir os melhores talentos e otimizar os períodos de maior demanda”, explica.

Seleção de candidatos

Durante o processo de contratação, é essencial avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também as competências comportamentais, ou soft skills, dos candidatos. De acordo com a pesquisa de Escassez de Talentos 2024, as habilidades mais valorizadas pelos empregadores são Comunicação, Colaboração e Trabalho em Equipe (39%) e Responsabilidade e Confiabilidade (33%). Identificar essas características pode fazer toda a diferença na performance da equipe de vendas.

Além disso, entender e atender às necessidades e aspirações dos colaboradores durante períodos de alta demanda é vital. A experiência do colaborador impacta diretamente nos resultados da organização. Portanto, considerar esse aspecto ao elaborar um plano estratégico é essencial para alcançar metas de vendas. “Investir no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores não só melhora os resultados, mas também fortalece a equipe como um todo”, destaca Ana Guimarães.

Treinamento e adaptação

Investir em treinamento e desenvolvimento é fundamental para preparar a equipe para os desafios. Para os trabalhadores temporários, uma integração eficiente é crucial. Apresentar a cultura empresarial e garantir que eles se adaptem rapidamente às rotinas e tarefas da equipe pode melhorar significativamente o desempenho. “A interação contínua entre os times, mesmo para os temporários, é vital. Uma cultura de feedbacks constantes mantém todos engajados e produtivos”, afirma a diretora de operações .

Outro ponto que pesa favoravelmente é a flexibilidade, que se torna uma vantagem competitiva em tempos de alta demanda. Empresas que conseguem ajustar suas equipes rapidamente têm mais chances de sucesso. “Flexibilizar a força de trabalho e utilizar consultorias especializadas pode ser a chave para aproveitar ao máximo as oportunidades de negócio em datas comemorativas”, comenta Ana.

Preparar a equipe de vendas para períodos de alta demanda requer planejamento, contratação estratégica, treinamento adequado e atenção às necessidades dos colaboradores. Com essas práticas, as empresas podem superar desafios e maximizar suas oportunidades de negócio, garantindo um desempenho excepcional em datas comemorativas e além.

Fonte: Varejo S.A.