Como usar as redes sociais para alavancar negócios no varejo

20 de março de 2025

Estar presente nas redes sociais relevantes para o seu público, com uma estratégia bem definida e focada em construir relacionamentos

Em 2024, as redes sociais se consolidaram ainda mais como ferramentas essenciais para o networking e o crescimento dos negócios, especialmente no varejo, onde a conexão com o consumidor é fundamental. Mas como aproveitar ao máximo essas plataformas?

O cenário digital é dinâmico e os números mudam constantemente. No entanto, podemos observar tendências importantes. Dados da Statista mostram que o número de usuários de redes sociais em todo o mundo ultrapassou 4,7 bilhões em 2023. Já de acordo com o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, o Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo on-line, com média de 9h13, atrás apenas da África do Sul com 9h24.

Embora nem todos esses usuários estejam em redes sociais, uma grande parcela utiliza essas plataformas, representando um mercado consumidor significativo para o varejo.

A força das redes sociais para os negócios

Para Daiani Lavino, arquiteta, urbanista e membra da CDL Jovem, um dos principais benefícios das redes sociais é a construção de comunidade e aumento da visibilidade. “O bom uso das redes sociais gera o aumento da visibilidade. A construção de um relacionamento mais próximo com os consumidores se torna mais fácil, pois essas plataformas permitem obter insights sobre o comportamento do público, conhecendo suas preferências e interesses. Hoje, as redes sociais, além de uma grande vitrine, tornaram-se uma via de mão dupla para os negócios varejistas, sendo uma importante ferramenta tanto para vendas quanto para a fidelização dos clientes”, explica a empresária.

Como usar as redes sociais?

Embora não haja uma fórmula única, alguns pontos podem ser fundamentais para aumentar o engajamento e fortalecer a presença digital da marca. O networking digital, por exemplo, é fundamental para o varejo. Estar presente nas redes sociais relevantes para o seu público, com uma estratégia bem definida e focada em construir relacionamentos, é o caminho para o sucesso. Segundo Daiani Lavino, ter empatia e oferecer um atendimento de qualidade são fundamentais para gerar um bom relacionamento. “O cliente precisa se sentir acolhido e ter suas mensagens respondidas de forma eficiente”, destaca.

A arquiteta e urbanista também lembra que a falta de informação sobre os produtos e o descaso com o pós-venda podem afastar clientes. “As fotos de qualidade e uma boa descrição das características dos produtos impulsionam a decisão de compra e fortalecem a confiança na marca”, alerta.

Abaixo alguns pontos interessantes das para se destacar nas principais redes:

  • LinkedIn: é a principal rede para networking profissional. Focar em um perfil completo e otimizado, com participação em grupos relevantes para o setor varejista, é crucial. O LinkedIn Sales Navigator pode ser uma ferramenta útil para identificar leads, embora seu custo deva ser considerado.
  • Instagram e TikTok: plataformas visuais são poderosas para o engajamento. Investir em conteúdo autêntico e de qualidade, que mostre os bastidores, depoimentos de clientes e promoções, é essencial. Utilizar hashtags relevantes e interagir com a comunidade aumenta o alcance orgânico. Dados do próprio Instagram mostram que a plataforma investe constantemente em ferramentas para negócios.
  • WhatsApp Business: com uma base enorme de usuários no Brasil, o WhatsApp Business facilita a comunicação direta com os clientes, permitindo atendimento personalizado, envio de promoções e atualizações. A integração com um CRM potencializa a organização e segmentação das mensagens.
  • Comunidades online: Segundo Daiani, webinars e grupos temáticos são formas eficazes de criar conexões valiosas no varejo. “Essas ações contribuem para a troca de ideias, aprendizado contínuo e geração de novas parcerias estratégicas”, destaca.

Criação de conteúdos estratégicos

Plataformas visuais como Instagram e TikTok são poderosas para engajamento. Por isso, algumas estratégias devem ser sempre colocadas na listinha de “checks” antes de iniciar a criação de conteúdo. “Primeiramente, é muito valoroso ter claro ‘os 4P’s do marketing’: preço, praça, produto e promoção. A partir disso se faz necessário trazer conteúdos oferecendo soluções reais para as necessidades do público. É interessante ensinar algo ao seu público, de preferência, utilizando os produtos a venda, assim, a peça/objeto torna-se desejada pelo público alvo e a venda é convertida com mais facilidade”, conta a membra da CDL Jovem, Daiani Lavino.

Ela também alerta sobre a escolha de influenciadores ou personagens para divulgação dos serviços. “Fala-se muito de autoridades e influenciadores, e é fato que utilizar nomes de peso ou especialistas aumentam a credibilidade da marca. Porém, é extremamente necessário escolher influenciadores que tenham compatibilidade com a marca – os valores e as crenças do influenciador precisam estar alinhados a empresa. Vale frisar que os ‘clientes reais’ também podem criar conteúdo, seja compartilhando experiências ou dando dicas de produtos e/ou usos afim de aumentar engajamento e credibilidade”, completa.

No mercado atual, em que os consumidores buscam mais do que apenas produtos, as redes sociais se tornaram um espaço fundamental para que as marcas construam presença digital e se diferenciem da concorrência. Quem investe em estratégias autênticas, se aproxima do público e se destaca no ambiente digital, tem mais chances de engajar e fidelizar clientes.

A era das redes sociais no varejo já é uma realidade consolidada, e os empreendedores que souberem aproveitá-la de forma estratégica certamente estarão à frente no mercado.

Fonte: Varejo S.A