Eleições 2024

3 de setembro de 2024

O primeiro encontro com candidatos à Prefeitura do Recife, realizado nesta terça (03), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) , debateu pautas futuras, ações já viabilizadas e resultados. Foi um momento para o comércio colocar na mesa seus pleitos e desafios e também ouvir os planos que contemplem o Centro, considerado o coração do Recife. O evento interno, que reuniu empresários e representantes do comércio da área central da cidade, foi mediado pelo presidente da CDL Recife, Fred Leal.

Quem abriu a série de encontros foi João Campos (PSB). Ele abordou algumas das ações que já estão sendo viabilizadas pela gestão pública municipal, em várias áreas, para dinamizar a região. Como também a atuação conjunta do poder público municipal com a iniciativa privada para mudar o cenário atual.

O candidato socialista informou que conta com um plano estratégico de curto, médio e longo prazo para o Centro. Ele destaca duas propostas. Uma é a remissão da dívida imobiliária, que chega perto do montante de R$1 bilhão. Outra é habitar o centro com moradia para atender aos diversos públicos. Como também a requalificação de equipamentos públicos dessa área da cidade. João Campos recordou também a desapropriação feita com dois imóveis na Avenida Guararapes para instalação do Instituto Federal.

Mobilidade, clima e desigualdade em pauta

O consultor Francisco Cunha historiou as mudanças ocorridas ao longo do tempo na cidade e que impactaram o Centro. Ressaltou também aspectos para ficarem no radar da próxima gestão municipal que for eleita. Como exemplo, priorizar a mobilidade das pessoas, pensando desde o deslocamento individual à pé até a movimentação feita de maneira coletiva, via transporte público, e incluindo nas vias também veículos e motocicletas.

A questão climática e seus riscos, como o avanço do nível do mar, também foram abordados pelo consultor. Além disso, a retomada do planejamento e controle do espaço urbano e preservação dos marcos históricos, principalmente na região central. Outro aspecto é o enfrentamento da desigualdade no Recife. Inclusive, um seminário realizado recentemente pela CDL Recife, em parceria com a OAB-PE, discutiu a situação da população em situação de rua. O evento reuniu diversas entidades, incluindo poder judiciário e governo do estado, para definir soluções em conjunto.

#Confira a agenda dos próximos encontros da CDL Recife e candidatos:

Dia 04/09- Gilson Machado

Dia 10/09- Dani Portela

Dia 12/09- Tecio Teles

Dia 17/09- Daniel Coelho