População em situação de rua no Centro do Recife é tema de seminário

20 de agosto de 2024

População em situação de rua no Centro do Recife é tema de um seminário, realizado nestas segunda (19) e terça (20), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), no bairro de Santo Antônio. O encontro foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) em parceria com a OAB-PE e reuniu representantes de órgãos, entidades e da sociedade civil. A intenção foi debater as problemáticas e buscar soluções para minimizar a situação de pessoas que moram nas vias públicas.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público de Pernambuco,  Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Câmara Municipal do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Arquidiocese de Olinda e Recife, Federação Espírita de Pernambuco, Polícia Militar de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, da População em Situação de Rua, além de instituições e movimentos que distribuem alimentos.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A data da realização do encontro foi escolhida exatamente no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrada no dia 19 de agosto. Foi nesse dia que ocorreu o chamado “Massacre da Sé”, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas em 2004, em São Paulo. Essas 15 pessoas estavam em moradia improvisada e foram brutalmente atacadas na calada da noite.

Estatísticas

Há um ano, um censo divulgado pela Prefeitura do Recife, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco, trazia dados sobre essa população. Em agosto do ano passado, havia 1.806 pessoas nessas condições. Maioria era formada por homens (76%), pretos e pardos, que representam 80% desse público, em relação à etnia e cor.

Os motivos que levam uma pessoa a morar na rua são diversos. Envolvem conflitos familiares e conjugais, desemprego, perda do rendimento, da habitação, como também abuso de álcool e de outras drogas, sem falar de questões mentais. Resultado: além da situação de vulnerabilidade, há ainda obstáculos dessas pessoas quanto ao acesso à alimentação, higiene, saúde, educação e outros direitos.

Ação em conjunto

Para o presidente da CDL Recife, Fred Leal, é preciso haver uma ação conjunta, envolvendo vários setores da sociedade para trazer nova realidade a essa população. Ele cita a necessidade de ações públicas em parceria com a iniciativa privada e o terceiro setor. “Acreditamos que a moradia e a reocupação do Centro podem também dinamizar essa região tão importante da cidade e trazer mais oportunidades a essa população”, observou o presidente da CDL Recife, Fred Leal.